logo

Recebemos selo de “Maturidade em Gestão de Ativos” pelo segundo ano consecutivo

IMGL9531.JPGPelo segundo ano consecutivo, a excelência do nosso Sistema de Gestão de Ativos (SdGA) foi reconhecida pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman). Conquistamos, no 40º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, realizado entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Rio de Janeiro, a revalidação do selo “Maturidade em Gestão de Ativos (MeGA)” no nível máximo de maturidade concedido pela instituição.

?O selo MeGA: excelência na gestão de ativos

Somos a primeira e única empresa nacional a obter o reconhecimento de excelência em gestão de ativos pela Abraman. E por dois anos consecutivos.

A revalidação do Selo MeGA - Abraman 2025 no nível máximo de maturidade foi conferida após avaliação por meio de análise documental, entrevistas e visitas de campo na sede e no Terminal de Suape (PE). Todas essas ações constataram a evolução nos resultados no último ano e como lidamos e geramos valor a partir das oportunidades de melhoria apontadas pela banca no ano anterior.

A importância do envolvimento de várias equipes para esta conquista foi ressaltada pela líder da Governança e profissional de nível superior, Luísa Albaine. “Esse trabalho conta com a participação e comprometimento de diversas áreas da companhia, sendo a multidisciplinaridade e a atuação coletiva essenciais para o sucesso alcançado”, explicou.

O selo é uma chancela para empresas maduras em gestão de ativos e comprova o alto nível de aderência da Transpetro aos fundamentos da Norma ABNT NBR ISO 55001, na versão 2014, e às disciplinas do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM).

“O recebimento do selo demonstra o compromisso da administração da empresa e de toda sua força de trabalho com a gestão de ativos e a sociedade”, explicou o gerente executivo de Manutenção, Integridade e Eficiência de Dutos e Terminais, Bruno Ebecken.

IMGL9544.JPGTambém fomos contemplados com o selo social por apoiar a iniciativa da Abraman de receber universitários e universitárias bolsistas e cotistas de forma gratuita no congresso. “Ao patrocinar essa ação, fomentamos a esses estudantes a oportunidade de ampliar seus horizontes profissionais e incentivar seus estudos na área de manutenção e gestão de ativos”, comentou a gerente geral de Responsabilidade Social, Nadynni Soeiro.

O congresso

Patrocinamos e participamos da 40ª edição do congresso organizado pela Abraman, que reuniu cerca de 2.500 pessoas, entre executivos, especialistas, profissionais, universitários e universitárias para debaterem inovação, confiabilidade e eficiência na manutenção e gestão de ativos, além da preservação ambiental.

Além do recebimento do selo, o compartilhamento de iniciativas e estratégias sobre o tema e as apresentações de trabalhos técnicos constituíram os pontos de destaque da nossa atuação nesse que é considerado o maior evento do setor na América Latina. 

Expertise compartilhada

Nossas apresentações e trabalhos técnicos demonstraram um pouco da nossa expertise e promoveram importantes discussões sobre progressos tecnológicos, técnicas de gerenciamento e iniciativas implementadas para a melhoria, produtividade, segurança e otimização de custos relacionados aos processos de manutenção e gestão de ativos.

O gerente executivo de Manutenção, Integridade e Eficiência de Dutos e Terminais, Bruno Ebecken, destacou as análises de desempenho, o custo e o risco considerados para tomada de decisão e a necessidade do envolvimento de toda a força de trabalho para maximizar os resultados dos ativos, para a companhia e para a sociedade, evidenciando ganhos mensuráveis obtidos com a implantação do SdGA, que promoveu melhorias significativas na performance dos sistemas que operamos. 

“Os resultados da Transpetro são fruto de um direcionamento estratégico assertivo da alta administração e do comprometimento de toda força de trabalho”, destacou Bruno, que palestrou sobre a gestão de ativos como pilar estratégico da logística integrada da Transpetro e Petrobras.