logo

Recolhemos mais de 35 toneladas de resíduos em 36 cidades do país no Dia Mundial da Limpeza

A Transpetro participou pelo segundo ano consecutivo do Dia Mundial da Limpeza, data celebrada mundialmente em 20 de setembro, reunindo mais de 4.500 pessoas. Juntas, elas recolheram 35, 4 toneladas de resíduos em 36 cidades brasileiras. Os eventos, em parceria com o Instituto Limpa Brasil, ressaltaram a força do trabalho coletivo, o cuidado com os espaços públicos e a educação ambiental. 

Sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - COP30, Belém (PA) foi escolhida para o lançamento oficial do Dia Mundial da Limpeza no Brasil. Os eventos ocorreram em todos os 16 estados onde a Transpetro possui operações e no Distrito Federal. 

IMG_4597.jpgVinte e nove unidades operacionais da Transpetro realizaram coleta e destinação de resíduos em ruas, comunidades próximas às faixas de dutos sob responsabilidade da companhia, praias, manguezais e áreas vizinhas a rios e lagoas. As equipes organizaram mutirões, mobilizando associações de catadores e recicladores, poderes públicos, comunidades, projetos socioambientais e escolas públicas. 

Além das ações organizadas pelas unidades operacionais, a companhia promoveu atividades em parceria com o Instituto Limpa Brasil em capitais como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), entre outras. 

O Dia Mundial da Limpeza faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e as ações buscam conscientizar a sociedade para os impactos dos resíduos no meio ambiente. 

Este ano, diversas associações de catadoras e catadores de resíduos foram especialmente convidadas para participar dos mutirões da Transpetro. Essa parceria resultou em cerca de 10,6 toneladas de resíduos recicláveis que puderam ser destinados a essas instituições. 

Entre as associações convidadas, contamos com a presença da Coopideal (foto, Rio de Janeiro/RJ), Cooperativa Folha Verde (Volta Redonda/RJ), Macaé Eco (Macaé/RJ), Uni-Eco (Madre de Deus/BA), Recicla Vila Rica (Suape/PE), Associação de Catadores Jangurussu (Mucuripe/CE), Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (SE), Associação Nova Esperança (Paranaguá/PR), Coopera Canedo (Senador Canedo/GO), Cooperativa de Recicladores de Uberlândia (MG), Cooperativa de Reciclagem Ribeirão Preto (SP), Cooperativa Vira-Lata (SP).