logo

Representantes de empresa peruana visitam a Transpetro

Executivos da empresa peruana Kuntur Gasoduto Andino Del Sur visitaram a Transpetro para apresentar seu projeto logístico e conhecer a experiência da companhia na construção e operação de gasodutos. A Kuntur pretende construir um gasoduto de 1.085 km, que passa por Cusco e Arequipa, duas das regiões mais populosas do Peru, depois da capital Lima, e chega ao Porto de Matarani, no extremo Sul do país.

O gasoduto será utilizado para atender aos projetos do governo peruano que pretende expandir a oferta de gás natural para a Região Centro-Sul daquele país. Para isso, o Peru deu concessão para a exploração de novos campos de gás. A Petrobras tem participação em dois lotes, um deles em parceria com a Repsol. "O mercado interno está crescendo e precisa de mais gás. Temos gás no Peru, mas falta logística”, afirmou Alejandro Segret, da Kuntur.

Os executivos visitaram o Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO) e conheceram as instalações do Centro de Tecnologia de Dutos (CTDUT), em Duque de Caxias (RJ). O CNCO é responsável pela operação remota e centralizada de toda a malha de gasodutos de responsabilidade da Transpetro, utilizando-se dos recursos de automação para supervisionar as instalações e controlar a movimentação de gás natural através dos gasodutos.