O gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Raildo Viana, e o consultor responsável pelo Centro de Simuladores Marítimos da Academia Transpetro, Gilberto Maciel, são os convidados do oitavo episódio do podcast Transpetro em Movimento. Conversamos com eles sobre uma ação inédita desenvolvida pela companhia, o uso dos simuladores em um treinamento de combate a emergência.
A união de nossa tecnologia de ponta com nossos cuidados com a segurança ocorreu durante o workshop de contingência organizado pela companhia em outubro. Pela importância do evento, participaram das atividades representantes de instituições externas ao Sistema Petrobras, como Ibama, Marinha do Brasil, Inea, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, ICM-Bio e Sociedade Latino-Americana de Operadores de Terminais Marítimos, de Petróleo e Monobóias (Slom).
O investimento em inovação e segurança está alinhado aos nossos compromissos de respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente. ''No primeiro dia, tivemos oportunidade de apresentar a estrutura de resposta a emergência da Transpetro e compartilhar aprendizado e conhecimentos'', disse Raildo Viana. ''No segundo dia, fizemos o exercício simulado, baseado no cenário de vazamento e recolhimento de óleo na Baía de Guanabara durante a transferência do terminal para o navio'', complementa.
Ações como essa contribuem para avaliações mais precisas, preparo eficaz dos profissionais e identificação de melhorias. “Foi uma oportunidade ímpar de apresentarmos o treinamento pioneiro que realizamos com as nossas equipes do CRE (Centro de Resposta de Emergências), ao longo desses dois últimos anos'', comenta Maciel.
Os simuladores da companhia acabam de receber mais um prêmio internacional. Em novembro, garantiram o Maritime Award of the Americas na categoria Transformação Tecnológica. ''A conquista de mais esse prêmio demonstra que estamos no caminho certo ao buscar na inovação tecnológica ferramentas que possibilitem a capacitação e o desenvolvimento de habilidades e competências das equipes'', celebra Maciel.
Tecnologia de Ponta - Possuímos o único centro de simuladores do país que integra simuladores de praça de máquinas e de navegação, permitindo uma experiência mais realista e imersiva das equipes durante as atividades. Outro grande diferencial dos nossos simuladores está relacionado à propriedade do código fonte, que permite personalizar as simulações. Dessa forma, conseguimos simular manobras com qualquer tipo de embarcação e em qualquer porto do planeta.
Confira o oitavo episódio.
e