logo

Terminal da Transpetro é capa do Anuário Ocimf 2012

O Terminal Aquaviário de Madre de Deus (Temadre), operado pela Transpetro na Bahia, está na capa do Anuário 2012 do Fórum Marítimo Internacional das Companhias Petrolíferas (Ocimf, sigla em inglês). É a primeira vez que um terminal sul-americano recebe esse destaque no anuário. Outras unidades operadas pela Transpetro também ilustram a publicação, como os terminais de Coari (AM), de Angra dos Reis (Tebig/RJ) e de GNL da Baía de Guanabara (RJ).

Anu_rio-Ocimf-DENTRO.jpgFundada em 1970, a Ocimf é internacionalmente reconhecida como a maior autoridade em segurança operacional de terminais aquaviários e navios petroleiros. A Transpetro utiliza normas técnicas do órgão para operar seus terminais.

O Temadre foi inaugurado 1956. Desde então, a unidade é o principal ponto de escoamento da produção da Refinaria de Mataripe (RLAM), cujos derivados abastecem as regiões Norte e Nordeste do País. A unidade é operada pela Transpetro há 12 anos e hoje é o único terminal que movimenta todos os tipos comercializáveis de derivados. Com capacidade total para 626.052 m³ de derivados de petróleo, o Temadre registrou, em 2011, uma movimentação de 49,679 milhões de m³ de petróleo e derivados.