logo

Terminal de Coari conquista reconhecimento nacional no Prêmio Antaq 2023

O Terminal de Coari (AM), operado pela Transpetro, ficou em primeiro lugar entre as companhias indicadas na categoria que avalia o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) no Prêmio Antaq, entregue pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no dia 23 de novembro, em Santos (SP).

O prêmio tradicionalmente reconhece iniciativas que se destacaram por sua contribuição para a melhoria da prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade. Com o tema Melhores Práticas ESG e Inovação, a premiação deste ano evidenciou produções técnico-científicas e iniciativas que disseminam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Na solenidade, foram premiadas empresas atuantes na prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários que adotaram iniciativas geradoras de melhorias institucionais, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade.

A categoria IDA reconhece as administrações portuárias responsáveis por Portos Organizados e por Terminais de Uso Privado (TUPs) e é dividida em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental. O Terminal de Coari foi reconhecido na modalidade que premia administrações portuárias públicas e privadas que apresentaram as maiores variações positivas do IDA com base no ciclo de avaliação de 2022.

As pautas de sustentabilidade e compromissos ASG (ambiental, social e governança) são prioridade na Transpetro. O Terminal de Coari, que fica às margens do Rio Solimões, é uma instalação construída na floresta amazônica, a 16 km da cidade de Coari, o que torna a gestão de processos ainda mais desafiadora, por estar situado em uma área sensível.