Setembro começou com um marco importante para todos nós: a realização da terceira edição do evento de Ambientação de novos integrantes da força de trabalho da Transpetro. Mais de 180 profissionais aprovados nos concursos vigentes participaram de quatro dias de imersão no “jeito de ser Transpetro”, no Rio de Janeiro.
Durante esse encontro, promovemos a integração entre os novos colegas e a cultura da nossa companhia. A programação permitiu a interação com profissionais da ativa, com gestores e com a Alta Administração. Momentos inspirados nas histórias de quem já viveu o sonho da aprovação e das mudanças que a Transpetro proporcionou em suas vidas.
Imersão
“A Ambientação foi preparada com o objetivo de possibilitar uma imersão dos novos empregados e empregadas na cultura da companhia. Cada detalhe foi pensado para reforçar nossos valores, em especial o cuidado com as pessoas”, destacou nossa gerente executiva de Recursos Humanos, Juliana Horta.
A presença da alta gestão reforçou o compromisso com o crescimento da empresa e com o desenvolvimento do Brasil e das pessoas. Nosso presidente, Sérgio Bacci, falou sobre o impacto humano e institucional da chegada dos novos colegas: “Se a chegada de novos colegas de trabalho representa uma mudança de rota para Transpetro, estou certo de que também significa uma mudança grande na vida de quase todas as pessoas que receberam o seu crachá verde nessa semana.”
Diversidade e responsabilidade social
Nosso compromisso com a diversidade e a responsabilidade social também foi reforçado pelo presidente, que citou os números: “Desde o início da nossa gestão, elevamos em 94% o número de mulheres em função gerencial e 39% de pessoas que se declararam negros (pretas ou pardas) nas funções gerenciais. Para a Transpetro, diversidade é um valor.”
Nosso sucesso se alimenta dos sonhos, da cultura diversa e é baseado na eficiência e em uma defesa inequívoca da segurança das operações e das pessoas. “Nós somos uma empresa segura e eficiente, que respeita todas as pessoas. Temos uma responsabilidade imensa e estamos extremamente alegres de fazer essa reconstrução dos nossos ativos", afirmou o diretor de Transporte Marítimo, Jones Soares.
Sobre segurança, Jones alertou que é um forte valor cultural da empresa e que “se houver qualquer risco para a operação, a segurança é inegociável. Ela deve preceder qualquer decisão em todas as nossas atividades. Na dúvida, pare”. O presidente Bacci reforçou também a importância de recebermos e entregarmos as pessoas em segurança de volta para seus lares.
O diretor de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães, destacou o bom momento que vivemos: “Vocês são bastante privilegiados de entrarem na companhia numa fase muito positiva. Vamos crescer bastante nesse ciclo e estar mais fortes para os desafios que podem vir.”
O diretor Jurídico Corporativo, Tomás Arantes, trouxe uma perspectiva sobre o acolhimento que oferecemos: “A empresa é de fato muito cuidadora e dá todas as oportunidades para o desenvolvimento de carreiras”.
Nosso diretor Financeiro, Danilo Silva, também compartilhou sua emoção com esse momento: “Estar aqui hoje é uma alegria verdadeira. Representa a retomada do sonho, da transformação da vida das pessoas e do povo brasileiro.”
A Ambientação encerrou com rodadas de conversa entre os novos integrantes e os diretores das áreas que cada grupo passa a integrar. Foi uma oportunidade de aproximação e de preparação para o início da jornada profissional que já começa com propósito, empatia e pertencimento.
Seguimos juntos e juntas, fortalecendo nossa força de trabalho e reafirmando nosso compromisso com o Brasil. Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas à Transpetro!