logo

Transpetro aprimora sistema de monitoramento online de dutos

Com o objetivo de aperfeiçoar o controle dos dutos em tempo real, a Transpetro está implantando um sistema de monitoramento online dos motores e bombas dos oleodutos que opera Brasil afora. Com a tecnologia, será possível antecipar a identificação de possíveis falhas mecânicas e elétricas. Com isso, evita eventuais perdas de produção e garante ainda mais segurança durante a movimentação dos produtos. 

Com a ferramenta, será possível acompanhar, por exemplo, o comportamento da corrente elétrica e a vibração dos motores e das bombas dos oleodutos. Atualmente, a Transpetro estuda a instalação da nova tecnologia no sistema de abastecimento de petróleo de São Paulo, que envolve o Osvat (São Sebastião- Rio Pardo-Guararema) e o Osbat ((São Sebastião-Guaratuba-RPBC-Cubatão). A implantação deverá ser concluída até o fim do ano. O acompanhamento será realizado remotamente pelos profissionais da área de Manutenção, a partir da Sede da Companhia, no Rio de Janeiro, e em unidades operacionais espalhadas pelo País.

A Transpetro, que opera hoje mais de 14.500 quilômetros de dutos, é a maior empresa de transporte e logística de combustíveis do Brasil. As operações da Companhia, subsidiária do Sistema Petrobras, abastecem indústrias, termelétricas e refinarias, viabilizando a geração de milhões de empregos para os brasileiros.