logo

Transpetro assina contrato para instalação de terminal no Espírito Santo

O diretor de Transporte Marítimo da Transpetro-Petrobras Transporte S.A., Agenor Junqueira, assinou, nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, o contrato para instalação do Terminal de gás liquefeito de petróleo (GLP) de Barra do Riacho, em Aracruz (ES). A cerimônia, que contou com a presença do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Ângelo Baptista, aconteceu no Palácio Anchieta.

O terminal de Barra do Riacho deverá entrar em operação em 2009, com geração de 220 empregos diretos e aumento da capacidade de armazenagem da Transpetro em 100 mil metros cúbicos. Localizado a 60 quilômetros ao norte da cidade de Vitória, sua planta ocupa uma área de 280 mil metros quadrados.

Com investimento de R$ 500 milhões pela Petrobras, o terminal atenderá especialmente ao crescimento da demanda de gás do país. Terá três esferas com capacidade total de 4,8 mil toneladas; três tanques refrigerados para GLP com capacidade total de 20 mil toneladas; e três tanques pressurizados que armazenarão 60 mil metros cúbicos de gasolina natural (C5+).

O píer contará com dois berços de atracação para navios, com capacidade de 60 mil toneladas de porte bruto (TPB), para operação de GLP e gasolina natural. O Terminal de Barra do Riacho terá interligação com o Pólo de Processamento de Cacimbas por dois novos dutos com 76 quilômetros para GLP e gasolina natural.