A Transpetro e o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) assinaram convênio para a implantação de um projeto de inclusão digital que beneficiará comunidades de baixa renda do município de São Mateus (ES), nos bairros de Nativo, Campo Grande e Barra Nova Norte, localizados no entorno do Terminal Norte Capixaba (TNC).
O projeto deverá atender, no primeiro ano, cerca de 300 pessoas (crianças, adolescentes e adultos). Elas serão capacitadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da Cidadania, com a formação de Agentes Locais de Transformação.
O convênio representa a busca de novas perspectivas pessoais e profissionais para as jovens gerações de São Mateus. As unidades funcionarão em salas que serão especialmente montadas, até junho, nas escolas municipais de Campo Grande, no bairro do mesmo nome; Maria Francisca Coutinho, em Nativo; e Alice Moreira Machado, em Barra Nova Norte. Ao final da etapa de reformas e montagem, o CDI capacitará educadores locais, a serem selecionados entre os professores das escolas. Em julho, com o final das férias, as salas e os educadores estarão prontos para iniciar o atendimento aos alunos e adultos.
Criado em 1995, o CDI é uma ONG pioneira no movimento de inclusão digital, com forte presença e atuação nacional e internacional, através de uma rede composta de comitês regionais e internacionais, em 16 estados brasileiros e outros 12 países.