A partir de abril, 172 jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica iniciam as aulas nas primeiras turmas de qualificação profissional beneficiadas por uma parceria da Transpetro na cidade de Rio Grande (RS). O convênio da companhia com o Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), vai permitir a capacitação desses jovens em diversas formações, incluindo cursos como Construção Naval e Educação Náutica. Com mais de 300 vagas previstas para 2025, a iniciativa pretende dar melhores condições de empregabilidade para a população local.
“A procura por estas primeiras turmas foi grande e garantiu um aumento de alunos de quase 15%, com a abertura de 22 vagas a mais do que era previsto. Também contribuiu para melhorias estruturais no ambiente de aprendizagem do projeto. Estamos aqui para apoiar a educação e reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento dos jovens para que eles possam estar preparados para as oportunidades de trabalho que surgirão, incluindo a retomada da indústria naval na região e seu impacto na economia local”, afirma o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Jones Soares.
Em maio, a Transpetro e o CCMar abrirão inscrições de novas turmas com início para o segundo semestre de 2025. Os alunos em formação profissional a partir da parceria recebem benefícios como transporte, alimentação de qualidade e suporte médico e odontológico. Além disso, neste ano, todos os matriculados receberão bolsas de permanência, por meio do convênio. A parceria tem duração de dois anos e um investimento de R$ 1,5 milhão, com previsão de capacitação de 600 estudantes para o mercado de trabalho através de 13 cursos profissionalizantes.
De acordo com o coordenador pedagógico do CCMar, Guy Barcellos, o convênio assinado em dezembro tem atraído os jovens da região.
“Desde a divulgação da parceria, observamos um aumento superior a 200% no número de inscrições, comparado ao ano passado, passando de 178 para 534. Desses, 60% correspondem a alunos residentes na área de abrangência da Transpetro, incluindo os bairros Vila da Barra e Vila Mangueira”, acrescenta Barcellos.
Transpetro no Festimar e no III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul
A parceria entre Transpetro e CCMar estará presente no estande da Transpetro durante o Festival do Mar (Festimar), evento patrocinado pela companhia na região que deve atrair cerca de 180 mil pessoas. O festival acontece entre os dias 11 e 21 de abril em Rio Grande (RS) e conta com diversas atrações gratuitas. Além de integrantes do CCMar, o estande contará com apresentações das atividades da companhia na área de logística de óleo e gás e de responsabilidade social no estado.
Dentro da programação do festival, ocorrerá o III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, que será realizado de 14 a 16 de abril na Câmara de Comércio de Rio Grande. No dia 15 de abril, às 9h, a Transpetro participará do painel "A importância da construção naval no encadeamento produtivo regional: potencialidades de Rio Grande e Região". O objetivo do fórum é fortalecer a cadeia econômica e social do município e de sua região. O evento reunirá especialistas, autoridades, empresários e a comunidade em geral para discutir as oportunidades de negócios.