A Transpetro é uma das empresas parceiras do Ministério da Cultura (MinC) no programa Rouanet Nordeste, lançado na quinta-feira, 07/08, em cerimônia no Centro Cultural do Cariri, em Crato, no interior do Ceará.
A iniciativa dá continuidade à política de nacionalização e democratização do investimento no setor cultural por meio dos mecanismos de incentivo, além de fortalecer a diversidade cultural da região Nordeste e dos municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O evento de lançamento contou com a participação do presidente Sérgio Bacci, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do gerente executivo de comunicação da Petrobras, Luis Fernando Maia Nery, além de representantes de outras empresas parceiras, como Petrobras, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Serpro e Engea.
“Acreditamos no poder transformador da cultura e da educação. Como empresa estatal, estamos retomando nosso protagonismo no desenvolvimento econômico e social dos brasileiros, direcionando investimentos para fomentar a cultura no Brasil, em especial a cultura nordestina”, reforçou, Bacci.
A ministra Margareth Menezes destacou o caráter inovador e sustentável do projeto. “É uma iniciativa pioneira, inovadora, de desenvolvimento sustentável fundamentado na diversidade cultural e nas potencialidades criativas das comunidades deste território. É um programa de desenvolvimento da economia criativa para tirar o melhor proveito do potencial econômico dos trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural”, disse.
Patrocínios
Por meio do edital Transpetro em Movimento, a companhia leva diversos projetos de cultura e esporte para o Nordeste. Entre eles, o Festival ABCDança - que chegará a estados como Ceará e Maranhão, com apresentações e oficinas gratuitas de diferentes modalidades de dança; o “IC - Encontro das Artes”, um festival multilinguagens, de artes visuais, teatro, música e dança, que vai percorrer diversas cidades da Bahia; o “Fute-Katê: Lapidando Sonhos para Transformar Realidades” - que democratiza o acesso a esportes a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica na Bahia; e o Sementinhas do Esporte, um programa esportivo-educacional que implementa núcleos em escolas da rede pública de ensino em Pernambuco.
Nossa política de patrocínio promove um impacto cultural positivo em todas as regiões do Brasil, alcançando quase 300 mil pessoas em 55 municípios.
Entre os principais pilares do edital da Transpetro destacam-se: o incentivo e a valorização da cultura brasileira, o intercâmbio entre culturas regionais, o fortalecimento do desenvolvimento local, a geração de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade, além da criação de oportunidades para novos talentos em diversas áreas das artes e esportes.