A Transpetro recebeu pelo sexto ano consecutivo o selo de Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. O programa mobiliza e reconhece organizações que realizam ações sociais para a promoção e a defesa dos direitos durante a infância e a adolescência.
A renovação do selo reitera a importância de ações de inclusão digital, reforço escolar, educação, conscientização ambiental e atividades socioculturais no entorno das instalações da companhia. Entre os projetos que contribuíram para essa conquista destaca-se o Projeto Ecológico Cinturão Verde, do Terminal de São Francisco do Sul (SC).
Resultado de uma parceria entre a Transpetro e a Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade (Unibio), o Cinturão Verde foi criado há 12 anos. Além de atender e promover o desenvolvimento e a conscientização socioambiental das comunidades vizinhas ao Tefran, o trabalho engaja alunos das escolas públicas de São Francisco do Sul, que participam do acompanhamento e manutenção da Horta Viva.
Algumas ações sociais desenvolvidas pela companhia também colaboraram, como a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; promoção da Cartilha Olimpíadas 2016, um guia da Fundação Abrinq sobre o combate e a prevenção da exploração sexual, e as campanhas de voluntariado.
Fundada em 1990, a Abrinq é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Um dos principais compromissos da organização é o combate ao trabalho infanto-juvenil.