A Transpetro e a Universidade Senai Cimatec firmaram em 25/8 uma parceria, por meio do Programa Parceiro Social, para beneficiar 100 alunos dos cursos de graduação da instituição, com prioridade para mulheres negras. O convênio permite mais que dobrar o número de estudantes beneficiados pelo projeto. A assinatura aconteceu na sede do Senai Cimatec, em Salvador (BA), com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, do reitor da Universidade Senai Cimatec, Leone Andrade, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos.
Os 100 alunos beneficiados pelo convênio já possuem bolsa de estudo integral na Universidade Senai Cimatec. Com a parceria, eles passam a receber também bolsa-auxílio, no valor de R$ 500 mensais, até a conclusão da graduação, notebook e kit estudantil. A bolsa vai auxiliar os custos com transporte e alimentação, contribuindo para a permanência desses estudantes na universidade.
Na Transpetro, a parceria integra o programa Transformar, iniciativa lançada em 2023 com o objetivo de apoiar a qualificação e a formação da mão de obra e ajudar as pessoas a terem oportunidades profissionais por meio de convênios com instituições parceiras.
“Desde 2024, mais de mil jovens já foram beneficiados pelo Programa Transformar da Transpetro. A atual parceria da Transpetro com o Senai Cimatec evidencia nosso compromisso com as pessoas e a educação, reforçando nosso apoio ao desenvolvimento econômico e social dos brasileiros. A educação é o caminho mais eficiente para que as pessoas possam prosperar”, destaca o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
"Essa parceria não só amplia as oportunidades para jovens em vulnerabilidade, como também contribui para reduzir a evasão em cursos das engenharias e da arquitetura, áreas fundamentais para o desenvolvimento do país. Para nós, é motivo de orgulho contar com um parceiro como a Transpetro, que acredita na educação como vetor de transformação social", afirma Josiane Dantas, vice-reitora da Universidade Senai Cimatec.
O Programa Parceiro Social
Criado em 2024 pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o Programa Parceiro Social busca minimizar os efeitos da desigualdade socioeconômica e fortalecer a permanência dos estudantes bolsistas. Atualmente, mais de 200 alunos recebem bolsas integrais por meio da Seleção Social, processo voltado a candidatos com renda familiar média de até 1,5 salário-mínimo.
Com a adesão da Transpetro, o programa passa a contar com 15 empresas parceiras. Desde 2011, a universidade já concedeu mais de 360 bolsas de estudo, beneficiou 60 alunos com auxílio financeiro e equipamentos, e garantiu a formatura de 140 graduandos. “Esse programa me mostrou que eu posso seguir os meus sonhos sem lidar com tantas ansiedades financeiras. Ter a garantia de transporte e alimentação com o parceiro social me ajuda a dar o meu melhor nos estudos”, enfatizou o estudante do 5º semestre de Engenharia Mecânica da Universidade Senai Cimatec, Filipe Matias.