A Transpetro celebrou, no dia 8 de agosto, a formatura das primeiras turmas do Programa Transformar em Angra dos Reis/RJ. Esta etapa do nosso programa foi em parceria com o projeto Do Mangue Ao Mar. Ao todo, 42 pescadores e barqueiros de comunidades tradicionais da região concluíram os cursos Marinheiro Auxiliar de Convés, Marinheiro Auxiliar de Máquinas e Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros. Reconhecidos pela Marinha do Brasil, todos são obrigatórios para a atuação nos setores marítimo, turístico e portuário.
“Aqui, estamos desenvolvendo uma das principais iniciativas de Responsabilidade Social da Transpetro, o Programa Transformar, que desde o ano passado já disponibilizou cerca de 1.000 vagas de qualificação profissional, em várias regiões do país. E, ainda neste ano, vai ampliar essas oportunidades para cerca de 3.000 vagas em todo Brasil. Em breve, serão abertas mais 60 vagas desses cursos na região”, declarou o presidente Sérgio Bacci.
Programa
O Programa Transformar é uma iniciativa de qualificação profissional que visa capacitar moradores e moradoras das comunidades do entorno das instalações que operamos para que tenham mais chances de empregabilidade.
Com forte vocação para o transporte marítimo, o Terminal de Angra dos Reis (Tebig) é ponto estratégico para o Sistema Petrobras. Localizado em uma área de alta sensibilidade ambiental, a unidade mantém diálogo permanente com as comunidades do entorno.
“Sabemos que essa mão de obra é carente na região. A grande procura após o início das primeiras turmas reforça a importância do caminho que estamos construindo juntos. ‘Cuidado com as Pessoas’ é isso: abrir portas, reconhecer talentos e investir em oportunidades que transformam vidas,” concluiu o gerente do Terminal de Angra, Patrick Alvim.