logo

Transpetro garante mais eficiência na distribuição de combustíveis por caminhões

Responsável por 60% de toda a carga movimentada no território nacional, o modal rodoviário também vem recebendo atenção especial da Transpetro nos últimos anos. Após a criação de um grupo de trabalho para avaliar as melhorias possíveis nas bases de carregamento, a Companhia vem implementando uma série de medidas, com o objetivo de gerar mais segurança e eficiência à distribuição de combustíveis.

Entre os destaques estão a adequação dos sistemas antitransbordamentos em todas as estações; a elaboração de um procedimento corporativo específico para as Estações de Carregamento Rodoviário, com checklists para assegurar que condutores e caminhões cumpram todas as legislações vigentes; e a constante capacitação dos profissionais envolvidos na atividade.

Atualmente, são cerca de 15 milhões de m³ de derivados e biocombustíveis movimentados por ano, em aproximadamente 500 mil operações realizadas por milhares de caminhões em 19 bases de carregamento.

Além das soluções aplicadas a todas as estações de carregamento, a Transpetro também trabalhou em soluções locais.  Nos terminais de Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais, a distribuição de horários pré-definidos e divididos proporcionalmente de acordo com o mercado reduziu o tempo de espera dos veículos, agilizando a entrega para os clientes.

Já em Santa Catarina, a Transpetro está distribuindo material educativo aos 250 motoristas que passam diariamente pelas estações de Biguaçu, Guaramirim e Itajaí. No material são abordados procedimentos de segurança das principais etapas do processo de carregamento, desde a entrada até a saída dos caminhões dos terminais.