Sustentabilidade, com foco na descarbonização das operações, é o tema do 11º episódio do Podcast Transpetro em Movimento. O gerente executivo de Operação de Dutos e Terminais do Norte, Nordeste e Sudeste, Flávio Godinho, e a gerente geral de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gabriela Schrank, comentam as ações desenvolvidas pela companhia para cumprir seu propósito corporativo de contribuir para o desenvolvimento social e humano, sempre de forma ética, justa, segura e competitiva.
“A empresa adota um equilíbrio entre resultados econômicos, desenvolvimento social e responsabilidade ambiental”, reforça Gabriela. A gerente geral destaca ainda a importância da sustentabilidade no Plano Estratégico da companhia. A Agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) constitui um dos sete posicionamentos estratégicos fundamentais e se desdobra em quatro objetivos: reduzir a pegada de carbono; proteger o meio ambiente; cuidar das pessoas, sempre priorizando a segurança, a saúde, o bem-estar e os direitos humanos; e atuar com integridade, enfatizando a ética e a transparência em todos os processos.
Flávio, por sua vez, aborda os investimentos realizados pela companhia no Terminal de Belém no âmbito do projeto Terminal + Sustentável. Entre as ações desenvolvidas, destaque para a usina solar fotovoltaica, inaugurada em julho. “Ao instalarmos ali uma usina solar, possibilitamos que toda a energia elétrica utilizada no terminal seja proveniente de fonte limpa. São cerca de 300 quilowatts/hora de energia, o equivalente ao consumo anual de 80 residências”, comemora.
A economia com energia elétrica prevista para o terminal é da ordem de R$ 400 mil por ano e a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera é de 30 toneladas anualmente.
Outra iniciativa com foco em sustentabilidade adotada no Terminal de Belém foi o uso de água captada da chuva em substituição à água fornecida pela rede local. Toda a área administrativa já conta com esse serviço, que está sendo ampliado para a área industrial. Quando todo o projeto estiver implantado, o terminal vai economizar anualmente quase 5 milhões de litros de água do sistema que abastece o município, o que representa cerca de 40% do consumo anual do ativo.
Confira o 11° episódio da série.