logo

Transpetro leva inovação, tecnologia e equidade à Rio Innovation Week

Transpetro_RIW 2025-3561.jpgMaior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina, a Transpetro levou a inovação das suas operações por terra e mar a Rio Innovation Week, a maior conferência global de inovação. Realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de agosto, o evento reuniu grandes empresas, universidades e palestrantes nacionais e internacionais de múltiplos setores.  

Com um estande localizado no Armazém Global Energy, a companhia apresentou ao público experiências imersivas e interativas que mostraram como a inovação está presente em todas as etapas da sua atuação.  

O público viveu a experiência de comandar um navio na Baía de Guanabara por meio do simulador 180°, explorou as faixas de dutos com óculos 3D e testou os conhecimentos em um jogo digital sobre os projetos culturais e esportivos patrocinados pela companhia. As ativações atraíram visitantes de diferentes perfis e reforçaram o compromisso da Transpetro com a tecnologia e a cultura. 

“É minha primeira vez no Rio Innovation. Achei o estande da Transpetro muito explicativo. A atividade de conduzir um navio pela baía foi emocionante, porque não é comum vermos mulheres comandando embarcações. Adorei a experiência!”, declarou Thuanny Rodrigues, estudante de Gestão Ambiental.   

IMG_3355.jpgEficiência e sustentabilidade 

Logo no primeiro dia de evento, apresentamos a palestra “Inteligência artificial na energia: eficiência e sustentabilidade nas operações de dutos da Transpetro” no NAM Stage, localizado no maior navio de guerra em atividade na América Latina, da Marinha do Brasil. O painel abordou como a companhia utiliza tecnologias de IA para otimizar processos, monitorar e prever o consumo de energia elétrica em trechos de dutos e apoiar a gestão eficiente e sustentável do consumo energético. Os palestrantes destacaram como a solução trouxe ganhos de redução de custos com energia e maior precisão na tomada de decisão.  

IMGL6144.JPGAinda em 12 de agosto, no Palco ANP, foi a vez da apresentação “Conexões que cuidam: a revolução tecnológica na comunicação da tripulação da Transpetro”, que mostrou como a companhia investe em soluções digitais para melhorar a comunicação a bordo de suas embarcações, promovendo mais segurança, bem-estar e eficiência operacional. A iniciativa reforça o valor da Transpetro de “Cuidado com as pessoas” e seu posicionamento estratégico de eficiência operacional. 

Já em 15 de agosto, duas empregadas da Transpetro, a comandante Hildelene Lobato, a primeira mulher a comandar um navio-tanque no Brasil, e a gerente de Responsabilidade Social, Nadynni Silveira, participaram da palestra “Desenvolvimento sustentável e inclusão: estratégia da indústria de óleo e gás para geração de emprego e renda com ética nas comunidades do entorno” no palco Mulheres do Brasil. A apresentação abordou os projetos sociais e ambientais que a companhia leva para as comunidades onde atua, com foco na geração de oportunidades e na promoção da equidade. A presença da força de trabalho da Transpetro nesse palco reforçou o protagonismo feminino e o compromisso com a diversidade e a inclusão. 

IMG_3472.jpgEquidade de gênero e acolhimento 

Outro destaque foi a Sala Transpetro de Apoio à Amamentação, instalada no Armazém 3. O espaço ofereceu estrutura completa para amamentação direta ou coleta e armazenamento do leite materno em frascos esterilizados, com freezers monitorados para conservação. A iniciativa reafirma o cuidado da Transpetro com as mães lactantes e a importância de ambientes acolhedores em grandes eventos. 

“Eu vim de Maceió, Alagoas, para o Rio Innovation. Como ainda estou amamentando minha filha de 11 meses, não sabia como faria para retirar o leite. Quando cheguei aqui, foi uma alegria descobrir a sala de amamentação. Espaços como esse são muito importantes para dar acolhimento e dignidade a nós mães”, elogiou a pedagoga Cleisiane Silva.

Os destaques da Rio Innovation Week 2025 em imagens exclusivas.