Quando se trata de preservação do meio ambiente, é importante a participação de todos. Pensando nisto, a Transpetro está oferecendo vagas para o curso de Agentes Ambientais em comunidades de pescadores e maricultores do litoral norte de São Paulo. A intenção da Companhia é garantir a capacitação destas pessoas para atuarem na prevenção e combate de eventuais contingências.
A ação é mais um resultado do diálogo que Transpetro vem estabelecendo com os representantes das comunidades locais. As inscrições seguem até o dia 30 de junho. Somente a Colônia Z-8, de Caraguatatuba, já listou 15 interessados em participar do curso.
A Transpetro já planeja realizar outras turmas do curso de Agentes Ambientais em agosto e setembro. Para as futuras vagas, as inscrições serão abertas em julho.
No litoral norte de São Paulo, em São Sebastião, está localizado o Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar). Maior terminal da Transpetro, recebe petróleo nacional e importado por navio-petroleiro, abastecendo as quatro refinarias do Estado: Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC). Derivados entram e saem do terminal pelo Oleoduto Guararema-Paulínia (Osplan) e por meio de navios, com destino a outros portos do território nacional ou para exportação.