logo

Transpetro participa do Dia Mundial da Limpeza com ações em 11 estados do Brasil

A Transpetro participa, hoje (20/09), do Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day), iniciativa que entrou este ano no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento vai mobilizar milhões de voluntários em mais de 190 países para recolher lixo descartado indevidamente no meio ambiente. Em sua primeira adesão à campanha, a companhia vai realizar ações de limpeza nas áreas de influência de 13 terminais aquaviários que opera em 11 estados brasileiros, reforçando seu compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade.

Como signatária do Pacto Global da ONU, a Transpetro também incluiu a data em sua agenda anual. Nesse primeiro ano de participação, a empresa prevê realizar atividades entre os dias 19 e 21 de setembro em praias, rios e mangues próximos aos terminais, em parceria com voluntários de comunidades locais e com o Instituto Limpa Brasil, coordenador do evento no país. Além de atender à demanda imediata de recolhimento do lixo, a iniciativa também promove a educação ambiental e estimula a reflexão sobre o consumo consciente e a geração de resíduos.

"Este evento vai além de uma atitude pontual. Ao integrarmos essa importante ação global à nossa agenda corporativa, queremos estimular as pessoas a criar e adotar atitudes sustentáveis durante todo o ano. Nosso objetivo é promover mudanças duradouras e criar um futuro mais limpo e saudável para todos", destaca o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

Mobilização nacional

A mobilização da Transpetro para o Dia Mundial da Limpeza vai ocorrer em 11 estados ao longo da costa de todo o Brasil. Integram a ação 13 terminais localizados no Pará; Maranhão; Ceará; Pernambuco; Bahia; Espírito Santo; Rio de Janeiro; São Paulo; Paraná; Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Operamos 27 terminais conectados a corpos hídricos. Nesta grande mobilização nacional no entorno dos nossos terminais aquaviários, nosso objetivo é engajar nossa força de trabalho, fortalecer nossos laços com as comunidades locais e criar um legado positivo para as próximas gerações. Acreditamos que isso é apenas o começo”, afirma o diretor de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães.

Segundo a gerente geral de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Transpetro, Gabriela Schrank, essa importante parceria com o Instituto Limpa Brasil na execução da iniciativa contribui para gerar responsabilidade coletiva com a natureza e estimula o voluntariado.

“Sabemos que a costa brasileira possui uma extensa faixa litorânea e a Transpetro está presente em grande parte dela. Nossa participação no Dia Mundial da Limpeza visa contribuir para a preservação, a conscientização e a educação ambiental, além de promover a mobilização comunitária e a mudança de comportamentos. Convidamos a todos para se engajarem em iniciativas que geram impactos globais”, disse.