Durante o mês de abril, a Transpetro vai apoiar dois eventos, com temáticas diferentes, mas que visam o mesmo objetivo: compartilhar experiências, conhecimento e melhores práticas nacionais e internacionais. Nos dias 25 e 26, em Fortaleza, acontece o Seminário de Altos Estudos sobre Administração Pública. Em 29 e 30 será a vez do Seminário de Celebração dos 10 anos do LabOceano, no Centro de Gestão Tecnológica da Coppe/UFRJ, no Rio.
Promovido pela Fundação Instituto Delmiro Gouveia para o Desenvolvimento, o encontro cearense debaterá a necessidade da rapidez e eficácia nos serviços públicos e a permanente preocupação com a melhoria da gestão pública. Entre os destaques estão as palestras Bancos Públicos e o Apoio à Administração Pública Brasileira, apresentada por Ary Joel de Abreu Lanzarini - presidente do Banco do Nordeste do Brasil -, e Tribunal de Contas da União – Uma visão estratégica, de Benjamin Zymler - presidente do Tribunal de Contas da União.O professor Pedro Costa Gonçalves, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é o convidado especial para falar sobre o tema Administração e Direito Comparado: Modelos de Gestão de Administração Pública, que trará um panorama completo das melhores práticas aplicadas em diversas regiões da Europa.
Realizado no Centro de Convenções do Hotel Praia Centro, o encontro deve reunir mais de mil executivos e administradores públicos, prefeitos, secretários de estado e município, operadores do direito, administradores públicos, parlamentares e gestores dos órgãos do executivo, legislativo e judiciário.
O Seminário de "Celebração dos 10 anos do LabOceano", voltado ao público das áreas de Engenharia Oceânica, Naval e Offshore, vai contar com a presença de mais de 300 especialistas brasileiros e estrangeiros.
Entre as atrações do seminário estão o painel sobre o papel futuro da pesquisa em hidrodinâmica, apresentado por Bas Buchner - do Instituto Holandês de Pesquisa Marítima -, e as palestras Segurança no Mar - Mensurar é Aprimorar, conduzida por Dracos Vassalos - da Universidade de Strathclyde (Escócia) -, e Hidrodinâmica Computacional em Navios, ministrada por Frederick Stern - da Universidade de Iowa (EUA).
O evento é apoiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).