A Transpetro leva crianças e adolescentes ao teatro para assistir ao espetáculo "Na Cola do Sapateado – viajando pelo Brasil". Nesta terça-feira, 27 de agosto, estudantes de escolas públicas de Santos puderam conferir de perto, no Teatro Municipal Braz Cubas, a história de sete alunas que usam o sapateado para colar na prova de geografia. Amanhã, dia 28, às 10h, haverá ainda um workshop sobre a dança.
O patrocínio contempla 14 apresentações gratuitas destinadas a alunos da rede pública de ensino. O sapateado é exibido em ritmos brasileiros, entre eles o xaxado, o frevo, a bossa nova, o samba e outras cadências tropicais. As cidades de Angra dos Reis (RJ) e Vitória (ES) já receberam o musical em agosto. Os próximos locais de exibição são: Ribeirão Preto (SP) e Barueri (SP).
Além dos espetáculos, no último dia de apresentação em cada cidade, uma aula gratuita de sapateado é realizada. Ao final de cada sessão, serão promovidos debates e palestras sobre teatro, sapateado e profissões que envolvem a montagem teatral (autores, iluminadores, figurinistas, camareiros, diretores, atores, bailarinos, produtores etc.) estimulando a possibilidade de novas profissões.
Em parceria com a Catsapá Produções Artísticas, a Transpetro proporciona, por meio desse patrocínio, a criação de plateias entre crianças e adolescentes de baixa renda, além de promover o contato desse público com novas possibilidades de profissionalização.