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Transpetro põe em operação oitavo navio do Promef

O petroleiro Henrique Dias, oitava embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação, partiu nesta quinta-feira (11/12) para a sua viagem inaugural, após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Na ocasião foi realizado ainda o batismo do também suezmax André Rebouças, cuja construção está na fase de acabamento.

Os navios tipo suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. O Henrique Dias é o quarto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS. A embarcação, depois de abastecer em Salvador, segue para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo.

No momento, um total de 15 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros nacionais estão em diferentes fases de construção. Além do André Rebouças, outros cinco estão no estágio de acabamento: os panamax Anita Garibaldi e Irmã Dulce, no Estaleiro Eisa Petro-1 (Niterói/RJ); e os gaseiros Oscar Niemeyer, Paulo Freire e Barbosa Lima Sobrinho, no Estaleiro Vard Promar (Ipojuca/PE). 

Com o Henrique Dias, são oito os navios do Promef que estão em operação. Os demais são os suezmax Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

Os homenageados

Henrique Dias - Henrique Dias foi um dos heróis negros na luta contra a invasão holandesa no Brasil. Pernambucano e filho de escravos africanos libertos, ele é considerado um dos fundadores das Forças Armadas por sua atuação nas duas batalhas de Guararapes.

André Rebouças - André Pinto Rebouças deu grandes contribuições para a construção do Brasil no século 19 e teve participação importante no movimento abolicionista. Implementou no país técnicas inovadoras de engenharia, incluindo o uso do concreto armado.

Ficha técnica dos navios suezmax

Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas 

Comprimento total: 274,20 metros

Boca: 48,00 metros

Calado: 17,00 metros

Velocidade de projeto: 14,8 nós

Autonomia: 20.000 milhas

Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C

Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H

O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.