Uma manhã inteira voltada para o empreendedorismo feminino. Assim foi o “Transpetro de portas abertas ao empreendedorismo feminino”. Promovido pela companhia, o encontro reuniu mulheres das comunidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela no Terminal de São Sebastião, no dia 20 de outubro. “A ideia era incentivar as empreendedoras locais a participarem das oportunidades de licitação do sistema Petrobras e Transpetro para aumentar a competitividade, gerando e mantendo negócios e renda nos municípios”, comenta Antonio Iran, gerente setorial de Suporte Administrativo da Transpetro. A abertura do evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de São Sebastião.
O “Transpetro de portas abertas ao empreendedorismo feminino” teve palestra sobre equidade e diversidade ministrada por Camila Inácio, fundadora e diretora executiva da consultoria Mentes Plurais. Já a gerente setorial de Parceria de Negócios e Orçamentação da companhia, Laura Brasil, falou sobre a importância para a companhia da contratação global e regional.
“Participar de eventos que promovem a diversidade e igualdade de gênero é fundamental para aumentar o senso de pertencimento, satisfação e engajamento no trabalho. A Transpetro, ao liderar esse movimento, se destaca como pioneira na promoção da diversidade. A promoção da igualdade de gênero não apenas beneficia as mulheres, mas também impacta positivamente a sociedade e o mercado”, comenta Laura.
Além das apresentações, foi realizado ainda um balcão de negócios, em que as convidadas puderam aprender na prática a fazer seu próprio cadastro no portal de fornecedores da companhia. Essa etapa é primordial para o início das negociações com as empresas terceirizadas.
Leandra Moreira dos Santos, 43 anos, moradora de São Sebastião, é uma profissional do setor de alimentação que tem o desejo de oferecer seus serviços ao terminal. Ela acredita que sua experiência e paixão pela culinária podem ser valiosas para a empresa, contribuindo para a diversificação e qualidade das opções de refeição oferecidas. Leandra considera o evento uma excelente oportunidade para esclarecer as possibilidades que podem se abrir a mulheres como ela. "Acredito que este evento desempenha um papel fundamental ao esclarecer a todas nós, mulheres, sobre as oportunidades para contribuir com nossos serviços. É uma oportunidade importante para aprendermos mais sobre a empresa e ampliarmos nossas perspectivas”, afirmou.