Resultado levou em conta o desempenho econômico das 5 mil empresas analisadas
A Transpetro ficou em segundo lugar, entre as empresas do setor de transporte, na primeira edição do ranking Estadão Empresas Mais, criado pelo jornal O Estado de São Paulo. A solenidade de anúncio das vencedoras do prêmio ocorreu na terça-feira, 29 de setembro, em São Paulo, e destacou o desempenho das três melhores companhias do Brasil em 22 categorias. O ranking anual foi elaborado a partir de metodologia desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (Fia), com o acompanhamento técnico da equipe da Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.
No setor de transporte, a Companhia de Concessões Rodoviárias(CCR) conquistou o primeiro lugar, enquanto a Transportadora Associada de Gás (Tag) ficou com a terceira colocação.
Para o presidente da Transpetro, Antônio Rubens Silvino, alguns aspectos foram fundamentais para a conquista deste prêmio: "Nossa eficiência e qualidade nos serviços que prestamos, seja na área de Gás Natural, Terminais e Oleodutos ou Transporte Marítimo, contribuíram para este reconhecimento. E serve de estímulo para aprimorarmos ainda mais nossas atividades”, avaliou o presidente.
Além de representantes das empresas premiadas, participaram da solenidade o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Metodologia
Para identificar os destaques setoriais, a Fia avaliou os balanços financeiros de cerca de 5.000 empresas entre os anos de 2011 e 2014. As que apresentaram melhor “coeficiente de impacto financeiro”, indicador criado pela FIA e que considera tanto o resultado da companhia quanto o seu porte, venceram em suas categorias.
O coeficiente de impacto financeiro é uma média de outros dois indicadores. O primeiro deles avalia o porte da empresa e foi calculado com base no seu faturamento e no volume total de ativos. O segundo se refere ao desempenho das companhias e considera a expansão da receita e o retorno sobre o ativo.
A lista de todas as empresas estará na primeira edição do Empresas Mais, anuário que chegará às bancas no dia 10 de outubro. Um resumo dos resultados será publicado em um encarte especial da edição de O Estado de São Paulo no dia 9 de outubro.