logo

Transpetro recebe Zumbi dos Palmares

A Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul assinaram no dia 22 de abril o termo de entrega e aceitação do navio petroleiro suezmax Zumbi dos Palmares, o segundo construído pelo estaleiro pernambucano. O termo é uma espécie de escritura definitiva do navio, que passa agora à propriedade da Transpetro. A cerimônia que marca o início das operações vai ocorrer no começo de maio.

O Zumbi dos Palmares é um gigante com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar quase metade da produção diária nacional de petróleo. Este é o quinto navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro a entrar em operação. Outras duas embarcações encomendadas pelo programa - o navio de produtos José Alencar, e o petroleiro suezmax Dragão do Mar - deverão ser concluídas e entregues à Transpetro ainda este ano.

A indústria naval brasileira já tem hoje a terceira maior carteira mundial de encomendas de navios petroleiros e emprega 54 mil metalúrgicos. No começo deste século, em meio a uma grave crise, o setor naval oferecia menos de 2 mil postos de trabalho.