Os aplausos que ecoaram ao ser anunciado o nome da Transpetro como vencedora do 6° Prêmio Visão da Agroindústria Nacional, destaque do setor industrial no transporte de álcool, coroaram um ano de grandes vitórias para a Companhia. O evento foi realizado na sexta-feira (21/11), em Ribeirão Preto (SP), cidade que é um dos principais pólos da agroindústria no Brasil.
Ubiracyr de Oliveira Martins, gerente de Desenvolvimento de Projetos, representou a Transpetro na premiação. Sob a responsabilidade desta Gerência está o projeto do Corredor de Etanol, que ligará a Refinaria de Paulínia (Replan) ao Centro-Oeste pelo trecho operado pelo Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra), para o escoamento de álcool combustível, e a Hidrovia Tietê-Paraná. O início das atividades está programado para 2010 e 2012, respectivamente.
Os novos empreendimentos na área de etanol reafirmam o compromisso da Transpetro em atuar com excelência na logística de transporte de energia. Nos últimos anos, a Companhia se destacou em suas atividades operacionais e no segmento de Responsabilidade Social. O esforço de toda a força de trabalho foi reconhecido em várias premiações de abrangência nacional, a exemplo do Top Social da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADBV) e o Prêmio Atitude Sustentável 2008, da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj).
Na avaliação da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), o consumo de álcool veicular no País saltará de 20,3 bilhões de litros, em 2008, para 53,2 bilhões, em 2017. O aumento na demanda é impulsionado pelo crescimento da frota de carros de passeio. Atualmente, a frota nacional tem pouco mais de 23 milhões de veículos e chegará a 37 milhões em uma década, com a incorporação de três milhões de unidades por ano, sendo 93,5% com motores flex, que aceitam gasolina e álcool.