O que esperar da Ouvidoria

  • Escuta atenta e imparcial sobre a demanda apresentada;
  • Confidencialidade no tratamento da demanda e nas orientações fornecidas;
  • Identificação das opções para avanço na questão apresentada;
  • Contribuição na mediação de conflitos ou na resolução do problema junto às partes envolvidas;
  • Encaminhamento de demandas que infrinjam o Código de Ética da companhia, suas normas e procedimentos;
  • Acolhimento de denúncias que envolvam questões comportamentais (violência física ou psicológica e assédio moral ou sexual);
  • Sugestão de melhorias nos processos de gestão a partir de demandas de caráter coletivo.

O que não esperar da Ouvidoria

  • A Ouvidoria é um canal importante de comunicação entre os públicos de interesse e a Transpetro e está à disposição através de diversas formas de contatos para dar encaminhamento a todos os tipos de assuntos relacionados à companhia. No entanto, é importante que você saiba o que não faz parte de suas atribuições:
  • Conduzir investigações formais;
  • Atuar como instância decisória, tomando decisões no lugar das áreas executivas da empresa ou modificando alguma norma existente;
  • Tratar de questões pessoais sem relação com a Transpetro;
  • Substituir instâncias representativas como Sindicatos e Associações ou canais formais internos de escuta (RH, SMS e outros).

Quais são os assuntos tratados pela Ouvidoria?

A Ouvidoria está aberta para ouvir e dar encaminhamento aos assuntos relacionados à Transpetro. Sua função é atuar junto à Alta Administração, transmitindo demandas e buscando soluções para as questões apresentadas. .

A Ouvidoria da Transpetro se alicerça nos valores da ética, transparência e respeito aos direitos humanos, e para isso fundamenta suas ações na garantia de sigilo e do anonimato dos demandantes. Em situações nas quais não for possível tratar de alguma demanda sem a identificação do demandante, o encaminhamento da mesma só ocorrerá com a sua autorização.

Como falar com a Ouvidoria?

Página da Ouvidoria (Fale Transpetro)

Carta:

Avenida Presidente Vargas, 328 - 2º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ CEP 20090-901
A/C Ouvidoria da Transpetro.

O que é o Canal de Denúncia do Sistema Petrobras e para que serve?

O Canal de Denúncia é uma forma de o Sistema Petrobras ampliar o comprometimento com a transparência e a ética. Essa ferramenta independente, sigilosa e imparcial está disponível para os públicos externo e interno da Petrobras e suas empresas controladas. Através dela é possível formular denúncias sobre fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, assédio, discriminação e outras irregularidades.

Caso sua manifestação não se enquadre nos casos citados anteriormente e você queira fazer uma reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta ou elogio, utilize um dos contatos disponibilizados pela Ouvidoria da Transpetro.

As denúncias, sejam elas de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, assédio, discriminação ou qualquer outra irregularidade, podem ser feitas pelo site www.contatoseguro.com.br/petrobras, ou pelo telefone 0800 601 6925.

Qual a importância da existência de uma Ouvidoria?

A Ouvidoria da Transpetro atua para representar o cidadão dentro da Companhia e afirma-se como um canal de diálogo empresa/cidadão numa via de dois sentidos. Sua importância consiste no papel de agente permanente de defesa da cidadania e, acima de tudo, no acesso legítimo, democrático e direto com as instâncias decisórias da companhia. Além disso, a existência de uma Ouvidoria representa um fórum permanente para a discussão de assuntos afetos a interesses coletivos; influencia nas decisões da empresa, apontando as demandas e possíveis soluções através de recomendações e estimula o processo de crescimento da organização.

Quando procurar a Ouvidoria?

A Ouvidoria deve ser procurada após serem esgotadas as outras instâncias de negociação. Dessa maneira, não conseguindo contato com a área ou não conseguindo atendimento satisfatório e/ou obtendo respostas incompletas, a Ouvidoria é o canal a ser procurado para buscar encaminhamento e mediação.

Enviei uma mensagem para a Ouvidoria. E agora?

Ao ser recebida na Ouvidoria, sua mensagem será protocolada por um/a assessor/a, gerando um número de registro, que será encaminhado a você informando que o utilize para contatos relacionados a sua demanda. A demanda é encaminhada à área competente, que responderá à Ouvidoria. A Ouvidoria então repassa a você a resposta. O prazo para resposta de cada demanda depende da complexidade de cada uma, pois há casos em que a mesma demanda tem que ser encaminhada a mais de uma área da companhia para que tenha tratamento correto.

Serviço de Informação ao Cidadão Transpetro (SIC Transpetro) em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI)

Telefone: (21) 3211-9091 - Para esclarecimentos sobre esse canal.

E-mail: sic_transpetro@petrobras.com.br - Para esclarecimentos sobre esse canal.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Clique aqui para acessar o formulário do SIC.