Política de Compliance

1. OBJETIVO

Apresentar os princípios e diretrizes que norteiam a gestão de pessoas e de processos de Recursos Humanos da Transpetro.

2.  APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA    

 Aplica-se à Transpetro e às suas subsidiárias e controladas, observadas as especificidades de cada sociedade.

Política aprovada pelo Conselho de Administração da Transpetro -   Ata CA nº335 (Item 09, Pauta 067), de 23/11/2022.

Política aprovada pela Diretoria Executiva da Transbel, Reunião Extraordinária nº27 (Item 04, Pauta 034), de 16/12/2022.

Esta política é um desdobramento da política Petrobras - PL-0SPB-00008-C - Política de Compliance.

3.  DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES

3.1.  Documentos de referência   

Estatuto Social da Transpetro

PL-0SPB-00004 Política de Recursos Humanos

PL-0TP-00008-0 Política de Recursos Humanos    

 

3.2.  Documentos complementares  

 Não Aplicável

4.  DEFINIÇÕES  

 Assédio - Conjunto de comportamentos ou práticas persistentes ou hostis, de caráter contínuo e repetitivo, que caracterizam violência psicológica e afetam a dignidade.

Clima Organizacional - Conjunto de percepções compartilhadas pelos profissionais sobre as políticas, práticas e rotinas da organização (Ostroff, Kinicki & Tamkins, 2003).

Competência - Capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o alcance dos resultados da Companhia, agregando valor para o indivíduo

Contraditório - Opinião contrária daquela manifestada pelo remetente da mensagem.

5.  AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE  

                             Atividade

                           Autoridade Competente

Elaboração da Política de RH

 PRES/RH

Aprovação do conteúdo da Política de RH

 Diretoria e Conselho de Administração da Transpetro

Aprovação da Política de RH

 PRES/GRC

6.  DESCRIÇÃO  

6.1. PRINCÍPIOS

  

A companhia considera fundamental valorizar as pessoas. São elas que possibilitam sua existência, a inovação e a sustentabilidade do negócio.

Os empregados são tratados com dignidade e com abertura para o diálogo e para o contraditório.

A gestão de pessoas busca atender às necessidades do negócio e valorizar os empregados, por meio de processos que proporcionem o seu desenvolvimento e o bom clima organizacional, tendo o mérito como base do reconhecimento.

A liderança é exercida de forma ética e transparente, favorecendo o diálogo, a abertura para ouvir, a motivação, o comprometimento e o desempenho das equipes, de modo a obter resultados alinhados às estratégias da companhia, preservando a saúde e a segurança das pessoas.

Os empregados realizam suas atividades em conformidade com as orientações corporativas, comprometidos em alcançar os objetivos do negócio, tendo como base os valores e os princípios éticos da companhia.

6.2.  DIRETRIZES

  

Assegurar que os processos de Recursos Humanos estejam integrados e alinhados às necessidades da companhia e estimulem a produtividade e a sua capacidade de inovação.

Garantir que nos processos de atração, retenção, movimentação e sucessão tenhamos pessoas com as competências adequadas no lugar certo e no tempo certo, de acordo com as necessidades do negócio.

Desenvolver pessoas para o alcance das metas de negócio e a preservação da capacidade técnica única e de gestão da companhia.

Recompensar as pessoas com base em resultados, e também em comportamentos e atitudes, além de garantir que todo desempenho seja tratado e reconhecido de forma transparente.

Adotar níveis de remuneração e política de benefícios alinhados às melhores práticas de mercado e às estratégias da companhia.

Implementar acordos sustentáveis para a companhia através de diálogos construtivos, baseados na ética e na transparência, visando superar as diferenças nas negociações com os empregados e seus representantes.

Proporcionar aos empregados um bom ambiente de trabalho, que promova a diversidade e relações baseadas na confiança e respeito, não tolerando qualquer forma de assédio ou discriminação.

7.  REGISTROS  

 Não Aplicável

8.  ANEXOS

 Não Aplicável