Política de Responsabilidade Social

  1. OBJETIVO

Estabelecer a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras na

Petrobras Transporte S.A. – TRANSPETRO

  1. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA    

 

 Esta Política deve ser aplicado em toda a Petrobras Transporte S.A. –

TRANSPETRO, recomendando-se seu desdobramento em suas subsidiárias, adaptando-se às suas respectivas especificidades.

Política aprovada, conforme Ata CA 306, item 7, de 23/09/2021, pauta

051/2021. Aprovada também em reunião extraordinária nº 10 da Diretoria Executiva da Transpetro Bel 09 S.A. – TRANSBEL, tendo início em 01/11/2021 e com encerramento em 03/11/2021, (Item 06, Pauta 024)

  1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES

3.1.  Documentos de referência   

  

  • PL-0SPB-00013 - Política de Responsabilidade Social;
  • DI-1PBR-00288 - Termos e Conceitos Utilizados em Responsabilidade Social.

3.2.  Documentos complementares  

 

 Não Aplicável.

  1. DEFINIÇÕES  

 Os conceitos e definições de Responsabilidade Social utilizados nesta política estão disponíveis no DI-1PBR-00288 - Termos e Conceitos Utilizados em Responsabilidade Social.

  1. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE  

 Compete à gerência de Responsabilidade Social difundir a Política de Responsabilidade Social, e às demais estruturas organizacionais da companhia, conhecer e aplicar esta Política em suas atividades.

  1. DESCRIÇÃO

PRINCÍPIOS

Fornecemos a energia que move a sociedade a realizar seu potencial, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, nos relacionando de forma responsável com as comunidades nos locais onde atuamos e superando os desafios de sustentabilidade relacionados ao nosso negócio, incluindo a transição para uma matriz energética de baixo carbono.

DIRETRIZES

Em todas as nossas atividades, nos comprometemos a:

  1. Identificar, analisar e tratar os riscos sociais decorrentes da interação entre os nossos negócios, a sociedade e o meio ambiente e fomentar a gestão de aspectos socioambientais na cadeia de fornecedores.
  2. Integrar as questões relacionadas à Responsabilidade Social na gestão do negócio e no processo decisório da companhia.
  3. Respeitar os direitos humanos, buscando prevenir e mitigar impactos negativos nas nossas atividades diretas, cadeia de fornecedores e parcerias, e combatendo a discriminação em todas as suas formas.
  4. Gerir o relacionamento com as comunidades situadas na área de abrangência, com base no diálogo contínuo e transparente, contribuindo para a viabilidade dos nossos negócios e o desenvolvimento local.
  5. Investir em programas e projetos socioambientais, contribuindo para as comunidades onde atuamos e, de forma ampliada, para a sociedade, em alinhamento aos objetivos do negócio e colaborando para a conservação do ambiente e melhoria das condições de vida.
  6. Estar preparados para atuar em situações de emergência e em potenciais conflitos e crises junto às comunidades da área de abrangência.
  7. Comunicar com clareza, objetividade e transparência as informações relativas à nossa atuação em sustentabilidade, alcançando todos os públicos de interesse.
  8. Contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a mitigação da mudança do clima, atuando em alinhamento com os compromissos nacionais e internacionais dos quais somos signatários.
  9. Promover o pleno conhecimento e o compromisso da força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social, para que nossas atividades sejam realizadas de forma socialmente responsável.

 

6.1 - LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS - LGPD (LEI Nº 13.709/2018)

Todos os dados coletados, tratados e armazenados serão utilizados unicamente para os fins deste padrão, conforme exigência da Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

As informações pessoais, principalmente as sensíveis no entendimento da LGPD, devem ser armazenadas, física ou digitalmente, em locais seguros e somente pessoas autorizadas devem ter acesso a tais informações.

  1. REGISTROS  

 

 Não Aplicável

  1. ANEXOS

  Não Aplicável.